Higiene e Segurança no Trabalho
A Higiene e Segurança no Trabalho é uma área técnica que consiste em organizar e desenvolver as atividades de prevenção e proteção contra os riscos profissionais.
A Segurança no Trabalho é o conjunto de medidas técnicas, educacionais, médicas e psicológicas, empregadas para prevenir acidentes, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer instruindo os trabalhadores da implementação de práticas preventivas. A atividade de Higiene do Trabalho inclui uma série de normas e procedimentos que visam essencialmente a proteção da saúde física e mental do trabalhador.
De acordo com a legislação em vigor (lei n.º 102/2009 de 10 de setembro), a responsabilidade de ter higiene e segurança no trabalho aplica-se:
- A todos os ramos de atividade, setores privado, cooperativo e social;
- Aos trabalhadores por conta de outrem e respetivos empregadores;
- Aos trabalhadores independentes;
- Aos serviços domésticos;
- Ao trabalho prestado sem subordinação jurídica (o prestador de trabalho encontra-se na dependência económica do beneficiário da atividade).
As nossas principais áreas de atuação ao nível da Segurança e Higiene centram-se:
– Identificação dos perigos/riscos;
– Avaliação de riscos para a segurança;
– Auditorias e visitas de segurança e higiene às instalações;
– Análise e prevenção de acidentes de trabalho;
– Procedimentos de segurança;
– Avaliação de ruído laboral;
– Avaliação de iluminância;
– Avaliação de ambiente térmico;
– Avaliação de poeiras totais e respiráveis, entre outras;
– Acompanhamento de Obra;
– Elaboração de planos de segurança e saúde em Obra (PSS);
– Elaboração de procedimentos de segurança em estaleiros de construção civil.
Horário de Funcionamento
Segunda – Sexta | 8:00 – 20:00 |
Sábado | 8:00 – 12:30 |
Domingo | Encerrado |