Psicologia

Consulta psicológica

A consulta psicológica desenvolve-se através da relação profissional de empatia e confiança entre o utente e o psicólogo. O psicólogo não o vai criticar nem julgar.

Em contexto consulta procura-se desenvolver e promover os recursos disponíveis e as competências que o utente possui e que permitam lidar com os problemas que apresenta.

O processo estabelecido entre o utente e o psicólogo é colaborativo, ou seja, ambos exploram os motivos que o levaram à consulta, identificam as dificuldades e os desafios, onde traçam objetivos, estratégias e planos terapêuticos, que se vão ajustando continuamente e consoante as necessidades.

Assim, os principais objetivos da consulta de psicologia, visam solucionar e auxiliar nas dificuldades apresentadas pelo utente no pedido de consulta, restabelecer o equilíbrio e promover a qualidade de vida.

Avaliação psicológica de crianças, adolescente, adultos e seniores

A importância da avaliação psicológica advém do fato de a mesma desempenhar um papel muito relevante na psicologia clínica, pois permite uma análise objetiva e detalhada da realidade psicológica de uma determinada pessoa.

A avaliação psicológica possibilita uma compreensão da estrutura da personalidade e funcionamento mental do individuo, considerando a sua realidade biopsicossocial. Através da avaliação psicológica é possível estudar a personalidade, competências cognitivas e competências da memória, entre muitas outras dimensões da psique.

Avaliação Neuropsicológica

A Avaliação Neuropsicológica permite o estudo de várias funções cognitivas, emocionais e comportamentais.

A Avaliação Neuropsicológica pretende estudar a expressão comportamental da disfunção cerebral. O enfase da Neuropsicologia Clínica baseia-se essencialmente na avaliação da modificação comportamental.

No âmbito da prática clínica e da investigação a Avaliação Neuropsicológica assume um papel relevante que pode ser exemplificado na amplitude, diversidade e articulação dos seus múltiplos objetivos:

  • Diagnóstico dos tipos de défices cognitivos (focal ou múltiplo);
  • Caracterização do perfil neuropsicológico do paciente;
  • Determinar a fase evolutiva do quadro e monitorizar a progressão da doença;
  • Contribuição para o diagnostico etiológico;
  • Contribuir para o prognóstico;
  • Trabalhar programas de reabilitação neuropsicológica;
  • Avaliar a eficácia das intervenções terapêuticas farmacológicas e não farmacológicas;
  • Deteção da psicopatologia na população (estudos epidemiológicos);
  • Contribuir para o diagnóstico precoce da disfunção cognitiva;
  • Contribuir para o diagnóstico diferencial.

Estimulação cognitiva

A reabilitação/estimulação cognitiva caracteriza-se por um processo ativo que visa habilitar as pessoas com défices cognitivos causados por lesão ou doença, a adquirir um bom nível de funcionamento social, físico e psíquico. Neste sentido a reabilitação/estimulação cognitiva, procura maximizar as funções cognitivas por meio do bem-estar psicológico, da funcionalidade da realização das atividades da vida diária e do relacionamento social. Da mesma forma, procuram diminuir défices que implicam o afastamento e o isolamento social, dependência e descriminação.

Psicoterapia adolescentes, adultos e seniores

A psicoterapia é uma terapia que tem como objetivo cuidar de problemas psicológicos em que o psicólogo/psicoterapeuta tenta ajudar o paciente, que necessita de assistência, a aliviar ou melhorar as suas condições da sua vida atual, e assim, atingir um melhor nível de desenvolvimento enquanto ser humano.

A psicoterapia é ainda um tratamento colaborativo que é concutido na relação entre o psicólogo e o paciente. Esta relação baseia-se no diálogo, num ambiente de apoio em que é permitido falar abertamente com alguém que é objetivo, neutro e sem qualquer juízo de valor. O psicólogo e o paciente irão trabalhar juntos para identificar e mudar os padrões de pensamento e comportamento.

Na psicoterapia podem ser tratados os problemas psicológicos, tais como depressão, ansiedade, dificuldades de relacionamento, entre outros problemas de saúde mental.

Ludoterapia

A ludoterapia é a terapia realizada através do lúdico, do brincar. É o tratamento psicoterapêutico virado para a criança e tem como objetivo facilitar a expressão e o seu desenvolvimento através do lúdico, uma vez que o jogo e o brincar são meios de autoexpressão infantil.

A ludoterapia é uma intervenção psicoterapêutica que apresenta resultados positivos nas seguintes situações:

  • Dificuldades de aprendizagem;
  • Problemas de Comportamento;
  • Problemas emocionais;
  • Problemas familiares e
  • Perturbações da personalidade.

Orientação Vocacional

Segundo a OCDE a Orientação vocacional são todos os “serviços e atividades que pretendem apoiar as pessoas, de qualquer idade e em qualquer fase ao longo do seu ciclo de vida, nas escolhas escolares, formativas, profissionais e na gestão das suas carreiras”.

A Orientação Vocacional é, por isso:

  • O processo pelo qual o individuo é ajudado a escolher e a preparar-se para entrar e progredir numa atividade profissional;
  • Uma possibilidade de ajuda para os jovens, não os levando apenas a escolherem uma profissão, mas auxiliando-os a conhecerem-se melhor como indivíduos inseridos num contexto social, económico e cultural;
  • Um campo de trabalho que intervém na vida quotidiana dos seres humanos, oferecendo-lhe padrões de mecanismos de adaptação à vida.

Hipnoterapia

(realizado apenas pela Dra. Isabel Alexandra Martins).

Quando se usa a hipnose para tratar um problema físico ou psicológico, chamamos o processo de Hipnose clínica ou de Hipnoterapia. A Hipnose é um estado alterado de consciência no qual o funcionamento cerebral está associada aos estados de profundo relaxamento como a meditação e o sono. Num estado superficial e intermédio de transe (denominação utilizada para designar a pessoa hipnotizada) a pessoa mantém-se consciente e alerta, mas a sua atenção está intensamente focalizada no seu próprio interior, ou seja, na sua atividade mental e fisiológica.

A Hipnose Clínica é uma terapêutica adequada a um número vasto de quadros clínicos e pode ser utilizada como técnica única ou conjugada com outras modalidades psicoterapêuticas. Inúmeros estudos comprovam utilidade da Hipnose Clínica no desenvolvimento pessoal e na terapêutica de perturbações psíquicas.

A Hipnose pode ser muito útil na resolução dos seguintes quadros psicopatológicos:
– Perturbação de ansiedade
– Perturbações de stress
– Perturbações de stress pós-traumático
– Perturbações de pânico (com e sem agorafobia)
– Perturbações obsessivo-compulsivas
– Perturbações do Humor (estados depressivos ou hipomaníacos, bipolaridade)
– Perturbações do sono
– Perturbações da aprendizagem
– Perturbações dissociativas
– Perturbações psicossomáticas
– Perturbações da autoestima
– Perturbações dos impulsos
– Perturbações do comportamento alimentar
– Perturbações da Infância (pesadelos, enurese, comportamentos agressivos, etc.)
– Perturbações da sexualidade
– Fobias
– Perturbações da fertilidade.

A Hipnose é também muito útil no desenvolvimento pessoal e no bem-estar, ajudando qualquer pessoa (com ou sem psicopatologia) a potenciar as suas capacidades e a melhorar o seu estilo de vida:

– Deixar de fumar / desabituação tabágica

– Modificação de hábitos alimentares e emagrecimento

– Controle da dor

– Potenciação das Competências Cognitivas (memória, atenção, concentração, inteligência, criatividade, etc.)

– Potenciação da autoestima

– Treino de assertividade

– Modelagem do comportamento (quebra e modificação de hábitos)

– Potenciação da performance desportiva

– Autodescoberta

– Relaxamento anti-stress.

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